A primeira mesntruação :
A pergunta costuma atormentar mães preocupadas com a falsa convicção de que as meninas estão menstruando cada vez mais cedo e que essa precocidade pode ser prejudicial ao seu desenvolvimento.
Entre as brasileiras, a primeira menstruação costuma ocorrer aos 11 anos, faixa etária que se manteve inalterada nas últimas décadas. Os médicos, porém, são unânimes: tratamentos para adiar a menarca só são indicados em casos raros, quando há tumores na hipófise ou nos ovários que estimulem a produção precoce de estrogênio.
Do ponto de vista biológico, não há nenhum mal em menstruar perto dos 11 anos, embora haja especialistas para quem seria melhor que isso ocorresse mais tarde.
"Há pesquisas mostrando que, quanto mais tarde a primeira menstruação, menor a chance de desenvolver moléstias como o câncer de mama e de endométrio (membrana interna do útero)", afirma José Bento de Souza, ginecologista do Hospital Albert Einstein.
É comprovado também que quem demora para menstruar ganha um tempo extra para crescer, já que, depois do estímulo hormonal que provoca a menarca,o tecido esponjoso da extremidade dos ossos, responsável pelo crescimento, sofre uma solidificação. Ainda assim, a altura final vai depender sempre da genética.
Mas, se a menarca continua a mesma, os sinais de amadurecimento do aparelho reprodutor -revelados no surgimento dos peitinhos ou dos pêlos pubianos,ainda que ralos- estão realmente aparecendo mais cedo. Não se sabe exatamente por que,mas há quem acredite que fatores ambientais e culturais podem ter alguma influência nessa mudança. Segundo os especialistas, esses indícios podem surgir até quatro ou cinco anos antes da primeira menstruação.
Acredita-se que a alimentação rica em gordura seja um dos fatores responsáveis por acelerar essas mudanças, assim como os hormônios presentes nas carnes bovina e de frango. José Bento de Souza acredita que uma alimentação balanceada, com menor ingestão de gordura e produtos calóricos, somada a atividades físicas constantes podem adiar o estímulo hormonal que provoca a mudança.
Outro possível "culpado" é bem mais polêmico: para alguns médicos, até a estimulação precoce da sensualidade pode ter um papel importante nessa antecipação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário