A acne, termo genérico utilizado para caracterizar essas lesões, na pele, possui várias causas:
- entupimento dos poros por pele morta;
- aumento da produção de sebo;
- ação da bactéria Propionibacterium acnes;
- outras alterações das células do folículo.
Embora as espinhas apareçam em todas as idades, é na adolescência que elas são mais frequentes. Por que isto acontece? Porque, nesta fase, ocorre ajuste fisiológico (aumento e/ou diminuição) dos níveis hormonais. Estes causam a elevação do número das glândulas sebáceas que, em grande maioria, estão conectadas aos folículos pilosos, e produzem sebo. Acredita-se que, expulso através da abertura dos folículos, o sebo estimule as células da parede interna do poro, o que faz com que elas se desprendam e se agrupem, formando uma espécie de rolha: o tradicional cravo.
Curiosidades:
Comer chocolate, estresse, lavar o rosto várias vezes ao dia, anticoncepcional, menstruação e produtos de beleza - nada disso causa espinha. No entanto, o mesmo não se pode dizer das vitaminas do complexo B (B1, B2, B6, B12).
Acabe com as espinhas usando métodos simples e que dá pra fazer em casa!!
1) Lavar: deve ser feito 2 vezes ao dia, se exagerar pode gerar problemas com o efeito rebote (a pela produz mais sebo para repor a oleosidade).
2) Tonificar: uma vez limpa, ou esfoliação, passa uma loção tônica para ajudar a remover resíduos. (Nada de produtos com álcool, pois depois de um tempo a pele aumenta a produção de óleo)
3) Esfoliar: uma ou duas vezes por semana. Deve se usar o esfoliante com movimento leves e circulares, deste modo são removidas as células moras e auxilia a eliminação dos pontinhos pretos.
4) Hidratar: Para o dia, use hidratante com FPS 15 em gel ou alguma loção oil free. Nada de cremes hidratantes! Estes engorduram mais a pele. Pela noite, use produto gel com reguladores de oleosidade ou ácidos prescritos por seu dermatologista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário